Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2017

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, já estão abertas. Aqui, separamos informações cruciais para te ajudar. Para saber o que é preciso para fazer parte do programa, como fazer a inscrição, quais empresas participam e muito mais informações, continue lendo.

Como surgiu o Programa Jovem Aprendiz

Em 19 de dezembro de 2000 foi sancionada a lei nº 10.097, que deu redação aos artigos 402, 403, 428, 429, 430, 431, 432 e 433 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Essa Lei consolidou o trabalhador a partir dos 14 anos na condição de aprendiz. Além de tornar obrigatória para empresas de porte médio e grande a contratação de trabalhadores aprendizes, adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos. Essa medida determina que todas as empresas de porte médio e grande são agora obrigadas a disponibilizarem em seus quadros no mínimo 5% e no máximo 15% de vagas para aprendizes, proporcionalmente ao número de trabalhadores do estabelecimento cujas funções demandem formação profissional técnica de nível básico.

O que é o Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem O Jovem Aprendiz tem o objetivo de valorizar o aspecto educacional do Brasil.

Para participar do programa jovem aprendiz é necessário estar estudando ou matriculado em curso em instituição conveniada. O programa dá preferência aos jovens que estudam em escolas públicas e também aos jovens que mantém uma boa frequência e boas notas dentro da sala de aula.

O Programa também facilita o ingresso do jovem ao mercado de trabalho, através do primeiro emprego, gerando aprendizagem prática e teórica concomitantemente. Garantindo ao jovem turno reduzido de 6 horas, todo e qualquer beneficio trabalhistas e benefícios previdenciários através do contrato de aprendizado.

Quem pode participar do Programa Jovem Aprendiz

Pode participar do programa, todos os jovens entre 14 e 24 anos, desde que esteja matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou alguma Escola Técnica, ou curso de capacitação.

O que as empresas ganham abrindo vagas para o Jovem Aprendiz

As empresas também ganham com o Programa Jovem Aprendiz, a contratação de aprendiz é barato e tem vantagens.
Uma das vantagens da contratação de um jovem aprendiz é ter a redução de 8% para 2% a alíquota de contribuição do FGTS.

Isso não significa que poderão trocar a mão de obra adulta pela jovem aprendiz, pois cada empresa tem um número limitado de vagas a oferecer para aprendizes, determinada por lei.

Tempo de duração do contrato, a remuneração e outros direitos do jovem aprendiz

O contrato de aprendizagem tem duração máxima de até dois anos e a remuneração mínima do aprendiz tem como referência o salário mínimo/ hora. Mas, o empreendedor é livre para estipular qualquer valor de salário acima deste mínimo.

A empresa deve firmar contrato especial de aprendizagem com o adolescente e inscrevê-lo em curso de aprendizagem desenvolvido por uma entidade qualificada de ensino profissionalizante. O contrato é ajustado por escrito e deverá indicar a atividade em que o adolescente está se capacitando e o curso correspondente, a jornada diária, a jornada semanal, a remuneração mensal, o termo inicial e final.

Ao jovem aprendiz é assegurado todos os direitos trabalhistas, inclusive férias que coincidam com as escolares.

Quais empresas fazem parte do programa.

Apesar da medida, não são todas as Empresas que estão cadastradas no programa do Governo Federal. O ideal é que você pesquise quais empresas de sua região fazem parte do programa.

jovem3

Algumas das empresas cadastradas são:

-PRONATEC
Você pode consultar vagas disponíveis e cursos ofertados pelo programa de acesso ao ensino técnico e emprego.
Para informações e inscrições acesse o site -> http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

-Nestlé
Acesse o site e saiba mais -> site https://www.nestle.com.br/site/home.aspx

Espro
Os programas de inclusão do Espro – Ensino Social Profissionalizante, como o Programa Jovem Aprendiz, são gratuitos para os jovens.
A instituição não cobra nenhuma taxa de inscrição para o ingresso em qualquer um deles.
Para mais informações e inscrições acesse o site -> https://aprendiz.espro.org.br/cadastrocurriculo

– CIEE
Um dos principais parceiros do aprendiz legal.
Para mais informações e inscrição, acesse o site ->
http://www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal/index.asp

-Eletrobras Eletronorte
As vagas são para o curso de Técnico de Multimídia, Técnico em Segurança do Trabalho, Eletricista de manutenção Eletroeletrônica, etc.
Para maiores informações, entre em contato no site -> http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/

-Programa Aprendizes Leroy Merlin
Para cadastrar seu currículo, acesse o site-> http://vagas.leroymerlin.com.br/aprendiz

-Correios
Aprendiz dos Correios 2017
Acesse o site -> http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/lst_concurso.cfm?con_nu=765

– Caixa Econômica
O Jovem interessado poderá acompanhar a página a seguir para se informar e conhecer melhor o programa, acessando o site -> www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/.

Relação das instituições para seleção nas diversas cidades do Brasil -> www.caixa.gov.br/trabalhe-na-caixa/entidades-parceiras/


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

2 Comentários

  1. -Óla Boa noite,Meu nome é Rikie matheus neves dos santos Tenho 14 anos Estudo de tarde e Quero trabalhar

Deixe um comentário