Inscrições para o Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa criado em parceria com o Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A proposta é expandir para o internacional o conhecimento científico tanto para levar conhecimento e descobertas brasileiras para o exterior como trazer novidades ao nosso meio científico. Já está em andamento há alguns anos e considerado um programa de sucesso desde sua implementação.

como-se-inscrever-no-ciencia-sem-fronteiras

O programa fornece bolsas de estudo para graduação, pós graduação e mestrado fora do Brasil em instituições conveniadas e com relevância no meio científico. Há ainda um estágio com ajuda de custo para colocar em prática o conhecimento apreendido em sala de aula. Também há a proposta de atrair pesquisadores de outros países para o Brasil e aumentar nosso conhecimento científico.

Com o programa o governo pretende expandir os horizontes da ciência no Brasil, além de aumentar as chances de alunos brasileiros e estudar em instituições renomadas no meio científico. Também está com as bolsas ajudando a abrir fronteiras entre o estudo e intercâmbio de cientistas para virem ao país estudar e incentivar jovens talentos científicos a continuar os estudos.

As bolsas são para graduação, pós, mestrado, doutorado, pesquisador e jovens talentos em seu ramo de atuação. São na área de engenharia, farmácia, medicina, biotecnologia, aeroespacial, informática, agricultura, mineral, ciências exatas, dentre outras. Os valores da bolsa estão devidamente listados no site do programa, com diferenciações entre as graduações e pós e mestrados. Há ajuda de custo para pagar a mensalidade, auxílio de pesquisa, auxílio instalação, auxílio material didático, ajuda de custo para se manter em outro países e outros benefícios. Os valores são repassados por meio de coordenação do projeto, as CAPES.

O programa funciona como um curso um curso de intercâmbio no exterior. Ele deve estar matriculado em uma instituição de ensino participante do programa, aguardar o período de inscrição e fazer o seu cadastro. São analisadas as notas curriculares e desempenho em sala de aula de acordo com a concorrência. Você escolhe para qual país e instituição de ensino quer ir para finalizar seu curso e passar pelo estágio obrigatório e depois é só aguardar ser chamado ou não. 

Como se inscrever no program Ciência sem Fronteiras

Os documentos necessários variam de acordo com a bolsa a ser aceita e estão listados no site por meio do link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/baixar-documentos. As inscrições no Programa Ciência sem fronteiras acontecem de diversas formas. Os interessados devem se inscrevem por meio de sua instituição se ela já for participante do programa e acompanhar o resultado por meio do site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados ou pelo telefone 0800-616161

É preciso ter feito o Enem posterior ao ano de 2009, estar em dia com sua universidade/faculdade, ser brasileiro nato. Em caso de desistência do programa o bolsista deve devolver todo o dinheiro investido em seu estudo ao programa para que possa ser direcionado a outros estudantes e manter o Ciência Sem Fronteiras funcionando. A frequência nas aulas e relatórios de participação do projeto periódicos são obrigatórios e cobrados pontualmente nos devidos períodos de calendário.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário