Como se inscrever no ENEM 2017?

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como o Enem, foi criado com o intuito de avaliar o padrão de ensino brasileiro. Atualmente, é utilizada por muitos para ter ao ensino superior, através dos programas de bolsas fornecidas pelo governo federal, pis muitas universidades utilizam a nota do Enem como processo seletivo. Esse ano, as inscrições serão do dia 08 de maio de 2017 até o dia 19 de maio de 2017, às 23h59.

Una novidade do Enem 2017 é o aplicativo “Enem 2017” disponível para os sistemas Android e iOs, e pode ser baixado diretamente no smartphone. Por meio do aplicativo, o candidato  acessa os dados da inscrição, cronograma, local de prova e cartão de confirmação de inscrição. Além disso, após o exame, pode conferir o gabarito e até o seu resultado.

fazer a inscricao do enem passo a passo

Para que serve a nota do Enem?

Realizado em dois dias de prova, o conteúdo programático do teste envolve questões de disciplinas do ensino médio, as exatas (matemática, física, química) e as humanas com história, geografia, literatura, português e redação. São sempre de múltipla escolha, devendo o estudante marcar entre cinco alternativas e produzir uma redação à mão. O teste avalia não apenas seu conhecimento sobre o conteúdo apreendido em sala de aula, mas seus conhecimentos gerais sobre atualidades, leitura e escrita e sua capacidade de interpretação de texto acima de tudo. A redação é um dos pontos fortes do curso e temas atuais são abordados geralmente. 

A nota do Enem é utilizada como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior por diversas Instituições de Educação Superior, inclusive disponibilizando bolsas para os programas do governo. Essa nota é um pré-requisito básico para concorrer as bolsas do Prouni, concorrer as vagas dos cursos que aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e em Instituições Portuguesas. Quanto maior for a nota, maiores são as chances de ingressar no ensino superior, em especial quando se trata de cursos concorridos como medicina, direito, entre outros.

Além disso, o desempenho do aluno no Enem pode ajudá-lo a conseguir o financiamento estudantil (Fies)

Como se inscrever para o ENEM  2017 – Passo a passo

O exame é realizado uma vez ao ano e podem fazer a prova tanto quem concluiu o ensino superior, como quem ainda esta cursando o ensino médio (para treino, experiência, saber como é a prova, por exemplo). Mas, para usar a nota como mecanismo de acesso ä faculdade, é preciso ter finalizado o ensino médio ou estar no último ano para conclusão do ensino médio.  Para realizar a inscrição, siga o passo a passo descrito a baixo. Durante a inscrição preste bastante atenção e forneça os doados corretamente.

Passo 1 –  Acesse o site http://enem.inep.gov.br/. Digite os dados solicitados e clique em “Enviar”.

Passo 2 – Você deverá fornecer todas os seus dados pessoais solicitados e clicar em “Próximo”.

Passo 3 – Preencha todas as informações sobre os seus recursos e clique em “Próximo”.

Passo 4  Hora de fornecer todos os dados referentes ao ensino médio.  Após preencher, clique em”Próximo”

Passo 5 – Forneça as informações sobre a Escola e clique em “Próximo”.

Passo 6 – Responda todo o questionário sócio-econômico e liceu em “Enviar”

Passo 7 – O boleto para pagamento será gerado. Você terá até dia 24/05/2017 para efetuar o pagamento do boleto e confirmar sua inscrição no Enem 2017.

Observação importante: É indispensável a leitura de todo Edital Enem 2017

Data das provas do Enem 2017

Diferente dos últimos anos, em 2017, as provas serão realizadas em dois  domingos, nos dias 05 e 12 de novembro.

05/11 – Serão realizadas as provas  de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

11/11 – Serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Serão quatro  provas objetivas, sendo 45 questões cada (Ciências Humanas e suas Tecnologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e Matemática e suas Tecnologias) e uma redação que deverá ter no máximo 30 linhas (texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema, política, social ou cultural)

Quanto custa fazer a prova do Enem 2017

Neste ano, a taxa de inscrição teve um considerável aumento. O estudante que deseje fazer a prova do Enem, deverá investir R$ 82,00. Apesar das inscrições encerrarem no dia 19 de maio. O boleto de inscrição poderá ser pago até o dia 24 de maio de 2017.

Esse boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Cotas do Enem 2017

O Enem entra na lei de cotas, mas estas são usadas na hora de jogar a nota no sistema Sisu para concorrer às vagas. Há cotas para estudante concluinte em escola pública, negros e pardos e baixa renda.

Informações importantes sobre o Enem 2017

  • Mantenha o seu e-mail e telefone atualizados para o Inep conseguir enviar informações importantes!
  • Caso necessite de algum atendimento, precisa fazer essa solicitação durante a inscrição e enviar um documento que comprove sua necessidade.
  • Em caso de esquecimento de senha, é possível recuperá-la informando o CPF e data de nascimento na Página do Participante. Uma senha será encaminhada para o e-mail ou celular, via SMS, cadastrados no ato da inscrição.
  • O dia 19 de maio é o último dia para  se inscrever, solicitar isenção de pagamento, alterar dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira, solicitar atendimentos e enviar o laudo médico, declaração ou parecer.
  • O portal Inep também é indicado para quem deseja estudar pelas provas anteriores para entender como funciona o Enem. Suas notas antigas estão lá também, ao menos dos últimos cinco anos de testes. Há sempre notícias no portal sobre a prova, leitura indicada para quem quer começar a estudar desde cedo e não quer acumular conteúdo.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário