Como se inscrever para habilitação gratuita – CNH social

O Departamento de Trânsito (Detran) tem um programa de sucesso chamado CNH Social, ou Carteira de Habilitação Social. Em todo o país pessoas podem tirar a sua habilitação sem custos, participando de aulas na auto escola teóricas e práticas, realizando os testes e se tornando um motorista habilitado sem pagar nada. O projeto é focado em novos motoristas e classificar a carteira para outro veículo também.

Como se inscrever para habilitação gratuita

Os pré requisitos para se inscrever para habilitação gratuita para quem ainda não sabe dirigir, categorias A e B, são: saber ler e escrever, ter entre 18 e 27 anos, não ter participado do projeto anteriormente e abandonado o processo, não ter sido selecionado antes pelo projeto e não ter comparecido, não ter renda maior que dois salários mínimos. 

Para a classificação da carteira nas categorias C, D e E é preciso ser motorista na categoria B por mais de um ano, ter entre 21 e 50 anos, não ter nenhuma infração grave ou gravíssima, não ter renda maior que dois salários mínimos e não ser reincidente em uma infração leve em um período de um ano. 

Como se inscrever para habilitação gratuita passo a passo

Os interessados podem ir até o Detran de sua cidade com o seu documento de identidade, CPF, comprovante de residência de ao menos três meses, carteira de trabalho e seus comprovantes de participar de um projeto social como cartão bolsa família e do contracheque atualizado. Outra forma de fazer é entrar no portal Detran de sua cidade e preencher o formulário de inscrição. É por esse mesmo portal que você acompanha as notícias de classificação, chamadas e outras informações sobre o projeto. Para primeira habilitação pode-se ainda acessar o link http://cnh.sestsenat.org.br/PrimeiraHabilitacao. Para quem deseja classificar pode ir pelo site  http://cnh.sestsenat.org.br/HabilitacaoProfissional.

O número de vagas não é fixo, mas sim de acordo com a disponibilidade do Detran de sua cidade. Todos os meses surgem novas vagas e abrem novos períodos de inscrição. Os já inscritos não necessitam abrir cadastro novo, é só atualizar os dados se forem antigos e ir acompanhando as novas seleções em um arquivo em PDF com a lista dos aprovados. Vale entrar no site sempre que possível porque sempre há novos chamados e se inscrever em qualquer data do ano. Se uma pessoa não comparecer na data marcada ao Detran para começar o processo, sai da lista e mais uma vaga surge.

Após ser aprovado no projeto seu nome sai em uma lista com a data e horário que deve se apresentar e o posto do Detran que deve ir com seus documentos pessoais. Não há remarcação, tem que ser nesta data em um período de dias, como pode acontecer também. Não é cobrada qualquer taxa tanto para as aulas como retirar o documento.

Cursos gratuitos no projeto CNH Popular

Além da possibilidade de tirar a carteira de habilitação de graça o cidadão pode fazer cursos gratuitos para aprimorar sua profissão como direção defensiva, Pilotagem Defensiva para quem é habilitado para moto, mecânica para mulheres, primeiros socorros, mecânica básica, dentre outros. Todos os meses surgem cursos novos, é só ficar ligado no site do Detran de seu estado e suas notícias divulgadas na televisão, rádio, jornal e portais locais online.

 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

4 Comentários

  1. Valderusa says:

    Nunca tive condições de pagar para tirar habilitacao e se eu conseguir posso arrumar um bom emprego vai ser muito útil para mim.

  2. Meu nome é Meire, sou divorciada,moro em área de invasão só que tenho 44anos e arrumei até um emprego registrado,mas precisava dirigir,vivo de bicos um aqui outro lá quando aparece, preciso muito dessa habilitação para poder arrumar um serviço registrado.Porque só até 27anos, com essa idade a pessoa tem mais oportunidades de emprego, tenho 44anos mas tenho noção de carro e uma cabeça muito boa,me aceitem por favor estou precisando trabalhar,aguardo um retorno, obrigada.

  3. Mara Mello says:

    Minha carta esta vencida a mais de 10 anos nao tenho condições de pagar a renovação tem como renovar grátis?

  4. eu nao tenho como pagar e precisava muito por necessidade

Deixe um comentário