Como se inscrever no SISU?

O Sisu é o sistema do Ministério de Educação onde as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O sistema organiza as vagas disponíveis e os alunos fazem sua inscrição, optand, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações, se deseja concorrer ás vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

como-se-inscrever-no-sisu

Para que serve o Sisu?

O Sisu serve para que os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), interessados em cursar nível superior, possam se candidatar às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, sem a necessidade de um novo processo seletivo (vestibular). Esses sistema é informatizado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).O diferencial da chegada do Sisu no ensino superior do país é a possibilidade de uma inscrição única em todo o Brasil. Há menos de 10 anos, caso o aluno quisesse se inscrever em uma vaga em outro estado, teria que ir até a instituição, fazer o vestibular e aguardar o resultado, envolvendo um alto custo financeiro e também de tempo. Com a unificação, tanto da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como classificatória como do sistema, alunos de todo o país podem concorrer às vagas em todos os estados.

Como funciona o Sisu?

O sistema é automatizado e seleção é feita de acordo a classificação do candidato, levando em consideração o curso escolhido, a nota do enem e as eventuais ponderações. O candidato selecionado deve estar atendo as chamadas pois, deve realizar sua matrícula na instituição dentro do prazo, confirmando e garantido a vaga.

Além dos candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso, é disponibilizada uma lista de espera às instituições que devem utilizadores-la para o preenchimento de eventuais vagas não ocupadas. Por isso, mesmo que não classificado de imediato, o candidato deve ficar atento ao cronograma e manifestar interesse, dentro do prazo, em participar da lista de espera.

A inscrição é feita em apenas uma etapa e o processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo.

Cursos ofertados pelo Sisu

Os curso ofertados e instituições de ensino superior participantes do processo seletivo do Sisu são divulgadas a cada ano, durante o período de inscrição. Com número de vagas distintos, os cursos ofertados são presenciais, não sendo ofertadas vagas de cursos de ensino à distância, em diversas áreas, tanto de bacharelado, como licenciatura e tecnológico. O candidato pode escolher entre qualquer vaga disponível e tem privilégios na classificação alunos concluintes do ensino médio em escola pública, negros e pardos e estudantes com bolsas assistenciais sociais, como o bolsa família. Os alunos provenientes de escolas militares não possuem privilégio de classificação.

Por ser uma seleção nacional, o sistema, elevou e muito a concorrência nos cursos, porque não há mais a limitação do deslocamento para o aluno concorrer a vaga. Alguns cursos triplicaram a quantidade de candidatos e concorrência por vaga, enquanto outros diminuíram bastante No geral o sistema tem recebido apenas elogios.

Como fazer a inscrição no SISU

As inscrições para o Sisu são gratuitas, sem cobranças de taxas e é realizada com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem. 

O período de inscrição para o Sisu, normalmente, ocorre logo após a divulgação das notas do Enem. Para a se inscrever no Sisu é necessário acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e clicar no link de fácil acesso que fica na página inicial, durante o período em que as inscrições estão abertas.

Após a inscrição o candidato poderá imprimir o comprovante de inscrição e deve guardar seu login e senha para acessos posteriores. Através desse login e senha, poderá acompanhar a inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente, durante o período de inscrição (será considerada válida a última inscrição confirmada) e saber se foi selecionado ou não para a vaga pretendida. 

Observação importante: Alunos bolsista Prouni podem se inscrever no Sisu. Caso seja selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário