Como se inscrever no programa atleta na escola

O período escolar é um dos mais importantes para a formação de novos atletas. Pensando nisso foi criado o Programa Atleta na Escola, uma oportunidade de encontrar jovens talentos esportivos para se tornarem nossos futuros atletas profissionais. O programa foi criado em 2014 em uma parceria entre escolas federais e estudais, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol e deve ajudar não apenas a incentivar o esporte entre as crianças e adolescentes, assim como democratizar o acesso ao esporte.

como-se-inscrever-no-programa-atleta-na-escola

O programa funciona por meio de seleções nas escolas em jogos escolares internos. Os alunos vão se destacando por etapas de acordo com suas vitórias nas competições começando com jogos em sua unidade de ensino. Depois passam para uma seleção no Estado, regionais e nacionais oficiais, passando a uma carreira promissora no universo dos esportes. Os campeonatos já acontecem há anos, mas segundo o Governo Federal, as etapas escolares não existiam e isso dificultava o acesso de jovens talentos ao universo dos esportes.

como funciona o programa atleta na escola

A partir da inscrição da escola no programa ela deve obedecer um calendário com datas para realizar a sua etapa escolar para obedecer ao calendário estadual, regional e nacional. O evento escolar pode ser de uma modalidade apenas ou as três: atletismo, vôlei e judô. O incentivo a realizar o evento recebido pela escola é de R$1.000 por escola e mais R$ 3 por aluno inscrito. Depois vem a etapa municipal, realizada de acordo com o calendário de sua cidade conjuntamente com a secretaria de esportes.

A partir da etapa estadual os alunos já podem se classificar no calendário nacional, participando da Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude e as Paraolimpíadas Escolares. Nas etapas estudais as idades oficiais para competir por categoria são: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Temos nas modalidades olímpicas os esportes judô, atletismo e voleibol. Já para as competições paraolímpicas há atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis de cadeira de rodas. 

Como se inscrever no programa atleta na escola passo a passo

O primeiro passo é a escola se inscrever na Secretaria Estadual de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação. Ela pode fazer isso por meio do site http://pdeinterativo.mec.gov.br. O cadastro envolve os dados básicos da instituição de ensino como seu cadastro atualizado e depois de confirmar a escola já entra no sistema e pode começar a participar do Programa Atleta na Escola

A partir dai o aluno deve se inscrever em sua escola dos eventos esportivos e participar das etapas de forma livre, obedecendo as regras do torneio, que devem ser as mesmas usadas oficialmente nas competições olímpicas para terem validade ao longo dos projetos. Se vencedor, vai passando de etapas até conseguir uma classificação nacional e quem sabe se tornar um atleta olímpico e medalhista mundial. Os documentos necessários para inscrever a escola você confere acessando o link aqui. Caso queira entrar em contato com a secretaria de sua cidade para mais dúvidas e esclarecimentos, os endereços e telefones estão aqui


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário