Como se inscrever no Fies?

O Fies ou Fundo de Financiamento Estudantil é um programa de ajuda de custos do Ministério da Educação com foco em ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior. Um dos maiores problemas do Brasil é ter ensino superior público com poucas vagas em comparativo com a quantidade de alunos se formando no ensino médio, gerando menos oportunidades para quem tem baixa renda. A proposta do Fies é igualar as oportunidades de entrar em uma faculdade ou universidade privada por meio de bolsa de estudos. 

Como se inscrever no Fies passo a passo

O funcionamento do Fies é semelhante a bolsas de estudos em outros países. O aluno concorrer as bolsas e ao receber faz a matrícula em uma instituição de ensino de nível superior e pode completar o curso todo pagando apenas os juros. Após se formar o aluno terá um período estendido de 18 meses para começar a pagar. Ou seja: se seu curso tem 4 anos de duração, deve começar a pagar com 1 ano e meio depois. A ideia é que o novo graduado já esteja no mercado de trabalho neste período e possa pagar seu financiamento com seu salário. As taxas de juros são de 6,5% ao ano desde 2015 e durante o período de estudante universitário pagará somente os juros em boletos semestrais.  As taxas de juros já foram menores e o aumento é justificado pelo Ministério da Educação como viabilidade para sustentar o programa.

Como se inscrever no Fies passo a passo

A inscrição pode ser feita durante todo o ano e o aluno que conseguir a aprovação pode entrar no ensino superior onde tiver vagas. Para se inscrever no Fies o estudante deve acessar o site Sistema de Seleção do Fies e informar os seus dados pessoais pedido: nome completo, filiação, Identidade, CPF, endereço, data de nascimento, e-mail atualizado e criar login e senha para acessar o sistema quando desejar. Deve-s escolher uma instituição de ensino e curso pretendido após confirmar o cadastro diante da lista mostrada de instituições que fazem parte do programa e aceitam Fies como pagamento. 

Após confirmar sua aceitação no programa, se você for um candidato financeiramente aceitável a fazer parte do Fies o aluno deve comprovar seus dados levando seus documentos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), dentro da instituição de ensino escolhida. Depois de validar os dados é só ir a um banco filiado ao Fies(Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) e contratar o financiamento, nos mesmos moldes de um empréstimo bancário: com contrato, comprovação dos documentos e assinatura do aluno. 

Durante o curso o aluno deverá pagar apenas os juros do empréstimo, em um valor total de no máximo R$ 150 por semestre. Depois dos 18 meses para começar a pagar finalizados, o aluno ainda pode parcelar o saldo em até três vezes e em até três vezes o período do curso e mais 12 meses para pagar. Ou seja, se seu curso tem duração de quatro anos, receberá 13 anos para quitar a sua dívida de prazo. Os estudantes que quiserem o Fies devem fazer o Enem do ano anterior. 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

2 Comentários

  1. Lib says:

    Muito da hora esse website. A coisa está complicada. Curti esse filminho sobre como faturar uma graninha a mais fazendo videos no youtube. Espero que dê uma mão para algumas pessoas por ai. https://www.youtube.com/playlist?list=PLEtEtE3JUy6-fiLp7YRidSEsN8saUQikY?sub_confirmation=1

Deixe um comentário