Como se inscrever em estágios?

O estágio é o período de trabalho para colocar em prático o aprendido em sala de aula na universidade ou faculdade. Alguns cursos exigem estágio obrigatório(licenciaturas, por exemplo) e outros você pode concluir sem jamais ter estagiado, mas a experiência é importante. Pode ser remunerado ou não, depende mesmo da empresa. 

como se inscrever para estagiario

Como se inscrever em estágio passo a passo

Empresas de pequeno porte costumam procurar sozinhas seu estagiário, caso comum em assessoria de imprensa para estudantes de jornalismo ou escritório de advocacia para estudante de direito. Entre nos sites das empresas mais próximas do seu endereço ou que possa se deslocar para ir até lá e envie para contatos seu currículo ou preencha o campo de Trabalhe Conosco caso exista um. Vale ligar também caso não tenha nenhum campo para isso.

Faça um cadastro em uma agência de estágio devidamente regulamentada. Elas são de grande ajuda para conectar estudante e empregador, seguras e com direito a avaliação caso haja algum problema durante o período de estágio. As mais conhecidas são Abre, CIEE e IEL, mas há outras menores em capitais brasileiras. 

Fique de olho em jornais e sites de notícias de sua cidade. Empresas públicas abrem seleção para estágio com edital, prova e com salário também. As mais conhecidas com este tipo de processo são os Correios, Caixa Econômica Federal, Banrisul, os tribunais e ministérios públicos. Podem ser para todas as áreas. 

Peça uma indicação a seu professor. Se há um bom relacionamento entre vocês, ele com certeza está no mercado ou já foi de diversas empresas do setor e pode ajudar a indicar o melhor caminho. Alguns até indicam diretamente a colegas de trabalho se for um bom aluno, basta fazer bonito em sala de aula. 

Observe o mural de avisos de sua faculdade. Sempre há oportunidades de vagas anunciadas em cartazes e se possível outras faculdades para observar no mural delas também.

Dicas sobre estágio aos estagiários

Por mais importante que seja um estágio, é importante verificar se a empresa está seguindo as regras da Lei do Estágio. Uma das principais e prática muito comum é um estagiário jamais trabalhar sem supervisão. Estágio não é trabalho, é apenas uma forma de aprender. Estágio sem supervisão e sem orientação é contra a lei e pode ser caracterizado como exploração de mão de obra. Uma empresa jamais pode trocar um profissional graduado na área por um aprendiz e o fazer trabalhar como formado.

Também é importante observar a carga horária. Não deve ser superior a 6 horas e deve haver o direito de folga na semana de provas, como manda a lei do estágio. Uma vez ou outra passar do horário é comum, mas mais que isso é exploração. 

Desvio de função também não pode. Você foi contratado para a função de sua área de ensino e ter como funções servir café e limpar a sala todos os dias é contra a lei. Deve também haver um contrato assinado por ambas as partes e este ser honrado tanto em carga horária como função a ser executada na empresa. 

 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Um comentário

  1. Cmo e que eu faço a inscripçao?

Deixe um comentário