Como fazer inscrição para Fatec

Fatec ou Faculdade de Tecnologia é uma instituição de ensino nacional com unidades em diversas cidades do Brasil. Fatec na verdade não é apenas uma faculdade, mas um grupo nacional de ensino tecnológico em diversas áreas com unidades de ensino usando a marca, mas com CNPJs e cadastros diferentes. A Fatec de São Paulo, por exemplo, não é a mesma de Pernambuco ou Rio de Janeiro, e assim por diante, mas fazem parte do mesmo grupo em metodologia e qualidade. Funciona de forma semelhante a um sistema de franquias.

como-se-inscrever-na-fatec

A primeira unidade da Fatec foi fundada em 1969 no Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo e segue o mesmo foco até hoje: ensino superior de qualidade e formação rápida na área de tecnologia. As unidades paulistas são as mais antigas, somando mais de 60, mas há mais de 200 em todo o país em diversas capitais e cidades interioranas. São ofertados tanto cursos em nível técnico como superior e continua com os cursos de formação das áreas de mecânica, engenharia, informática, dentre outros.

O foco da Fatec é ajudar na formação profissional de jovens e adultos, por isso seus cursos são gratuitas. As Fatecs são instituições públicas mantidas com verbas do governo federal, estadual e parcerias. Os pré requisitos para fazer a inscrição para Fatec são ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano do vestibular, ser brasileiro nato ou naturalizado e realizar a prova com nota classificatória mínima para concorrer às vagas.

Como fazer inscrição para Fatec passo a passo

Para estudar em uma Fatec deve-se fazer o vestibular com questões de múltipla escolha e uma redação, processo seletivo semelhante a outros vestibulares e com caráter eliminatório de acordo com a nota. Hoje é a segunda maior prova do Brasil somando suas unidades, com conta total de mais de 600 mil alunos concorrendo a vagas todos os anos. Ao invés de usar cotas o sistema utilizado é de acréscimo em notas para quem for afro descente ou estudante de ensino médio em escola público com bônus de 10% na nota. 

A inscrição para Fatec é feita por meio do site http://www.vestibularfatec.com.br/. São duas provas durante o ano, uma para entrar no primeiro semestre e outra no meio do ano para iniciar os estudos no segundo semestre. É só acessar o portal e preencher seus dados pessoais com documentos, endereço, nome dos pais e curso pretendido e unidade de ensino. Há uma taxa a ser paga, variando todos os anos e com pagamento por boleto bancário. A prova é marcada e o aluno recebe o cartão de inscrição digital informando local de prova, sala e deve comparecer no horário marcado ou é automaticamente eliminado. 

O sistema de ingresso na Fatec é o mesmo das demais instituições de ensino, por melhor nota na prova do vestibular. Há uma repescagem para remover os desistentes e fazer os não convocados em primeiro momento serem chamados, mas apenas fazendo a prova é possível estudar na instituição. Os vestibulares são sempre anunciados no site acima ou na imprensa em sites, jornais e televisão.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário