Cirurgia bariátrica gratuita – Inscrições 2017

Eliminar os quilinhos  a mais é o desejo de todos. Mas, estar acima do peso ideal, para muitos, é um problema, e não somente estético e sim de saúde.

Existem graus de obesidade, medidos pelo IMC (índice de massa corpórea) que podem ultrapassar 40 (considerado obesidade grau III – o mais alto). Esse índice é baseado num padrão internacional para avaliar a obesidade  e o sobrepeso, fatores de risco para muitas doenças.

Esse tipo de cirurgia é bastante realizada no âmbito particular, mas o SUS (Sistema único de saúde), também oferece a cirurgia bariátrica gratuita.

O que é cirurgia bariátrica?

Também chamada de gastroplastia, popularmente conhecida como redução de estômago, é uma cirurgia plástica feita no estômago, apenas reduzindo o seu tamanho ou associada ao desvio do trânsito intestinal, usando ou não um anel gástrico.  Essa cirurgia tem como objetivo reduzir a quantidade de alimentos ingeridos, o que gera a perda de peso.

Quem pode fazer Redução de estômago?

Esse tipo de cirurgia é indicada quando a obesidade atingiu ao nível crítico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica esse tipo de cirurgia para  pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

Para poder ser submetido a uma cirurgia de redução de estômago o paciente deve se enquadrar nos pré-requisitos, são eles:

Estar com 45 kg ou mais, acima do peso ideal;
Não possuir contraindicação cirúrgica;
Ter mais de 16 anos e menos de 60;
Ter falhado em outras abordagens de perda de peso;
Avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.

Observações importantes: Pacientes com IMc dd 35 também podem se submeter a cirurgia bariátrica desde que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade. Esse tipo de cirurgia não recomendada para pessoas que tenham cirrose hepática, problemas graves no pulmão, lesão no músculo cardíaco e insuficiência renal.

Como se inscrever para uma cirurgia bariátrica gratuita

Esse tipo de cirurgia não tem objetivo estético, é uma cirurgia que visa modificar os hábitos e prolongar a vida do paciente.

A única maneira de conseguir realizar a cirurgia bariátrica de graça é pelo SUS. Mas, também pode ser realizada por planos de saúde.

Para se candidatar a uma vaga para realização da gastroplastia pelo SUS,  o paciente deve ter sido encaminhado portam unidade saúde vinculada ao SUS. Esse encaminhamento é feito após o diagnóstico positivo da necessidade da cirurgia.

Com toda documentação de encaminhamento em mãos, o paciente deve se dirigir a um dos centros de referência para cirurgia bariátrica , passando pelos procedimentos clínicos e psicoterápicos necessários para liberação da cirurgia.

Infelizmente, a cirurgia não é realizada de imediato, o paciente é encaminhado a uma fila de espera que pode levar muito tempo, mas vale a pena esperar.

Outro meio de se conseguir informações de como realizar a cirurgia bariátrica de graça é consultar a Secretaria de Saúde do seu estado.

Quais cirurgias bariátricas são realizadas pelo SUS

  • Gastroplastia vertical, a mais usada não só pelo Sistema Único de Saúde mais a nível mundial.
  • Banda gástrica, onde um anel de silicone é implantado no estômago.
  • Desvio gástrico duodenal

Lista de hospitais que realizam a Cirurgia Bariátrica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) os hospitais que disponibilizam a cirurgia bariátrica gratuita são:


Acre :hospital das clínicas do Acre

Alagoas: Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes

Bahia: Hospital Universitário Prof. Edgard Santos

Ceará: Hospital Geral Dr. César Cals e Hospital Universitário Walter Cantídio

Distrito Federal: Hub – Hospital Universitário De Brasília/Df

Espírito Santo : Hospital Das Clínicas / Hospital Universitário Cassiano Antônio M e Hospital Evangélico De Vila Velha

Maranhão: Hospital Universitário – Huufma

Mato Grosso: Hospital Geral Universitário e Hospital Universitário Júlio Müller

Mato Grosso do Sul: Hospital Regional De Mato Grosso Do Sul , Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Santa Casa De Misericórdia De Campo Grande

Minas Gerais: Hospital Das Clínicas Da Ufmg e Hospital De Clínicas De Uberlândia

Paraíba: Hospital Universitário Lauro Wanderley

Pará: Hospital Ophir Loyola

Paraná : Hospital Angelina Caron, Hospital Nossa Senhora Do Rocio, Hospital De Clinicas Da Universidade Federal Do Paraná, Hospital São Lucas, Hospital E Maternidade Parolin, Santa Casa De Paranavaí, Instituto Nossa Senhora Aparecida De Umuarama, Hospital De Caridade Santa De Misericórdia De Curitiba, Hospital São Lucas De Pato Branco, Hospital São Lucas De Cascavel, Hospital Universitário Evangélico De Curitiba, Hospital Universitário Regional De Maringá e Santa Casa De Londrina

Pernambuco: Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Das Clínicas, Hospital Oswaldo Cruz e Instituto De Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Imip

Rio de Janeiro: Hospital Estadual Carlos Chagas, Hospital Federal de Ipanema e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão)

Rio Grande do Norte :Hospital Universitário Onofre Lopes

Rio Grande do Sul: Hospital De Clínicas De Porto Alegre, Hospital Nossa Senhora Da Conceição, Hospital São Lucas Da Pucrs, Hospital Universitário São Carlos Aesc e Hospital Santo Ângelo

Santa Catarina: Hospital Geral E Maternidade Tereza Ramos, Hospital Regional De São José, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Santo Antônio e Hospital Universitário

São Paulo: Hospital Estadual Domingos Leonardo Cerávolo,Hospital Dos Fornecedores De Cana Piracicaba, Conjunto Hospitalar Do Mandaqui,Conjunto Hospitalar De Sorocaba, Hospital Das Clínicas Da Fmusp Hospital Santa Marcelina, Hospital Amaral Carvalho, Hospital Universitário Unicamp, Hospital Das Clínicas Unesp, Hospital Das Clínicas De Ribeirão Preto, Hospital Das Clínicas De Marília – Famar, Hospital De Base De São José Do Rio Preto, Hospital Ielar – Instituto Espírita Nosso Lar, Hospital Pio Xii, Hospital São Joaquim – Beneficência Portuguesa, Hospital Das Clínicas São Paulo – Unifesp, Santa Casa De Araçatuba, Santa Casa De Misericórdia De São José Dos Campos, Santa Casa De Misericórdia De São Paulo e Santa Casa De Misericórdia De Presidente Prudente

Sergipe: Hospital Universitário De Aracajú

Tocantins Hospital Geral De Palmas  e Hospital Regional De Araguaina


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário