Casamento gratuito – Inscrições 2017

O casamento é um momento de muita emoção. Consumar a vontade de duas pessoas em viver juntas, compartilhar suas experiências é um momento ímpar. Mas, para efetivar o matrimônio existem custos, não só com a parte da comemoração, a festa e a lua de mel, o próprio casamento civil, gera custos que custam em média R$ 350,00, a dita papelada. Mas, você sabia que é possível casar de graça?

Uma notícia maravilhosa para os pombinhos que desejam oficializar a união e não tem como pagar é a possibilidade de ter um casamento gratuito.

Casamento gratuito – O que significa?

O casamento envolve um processo judicial para oficializa a união. Esse tipo de matrimônio é uma celebração na qual os noivos não precisam pagar nada por ela, no que se refere aos gastos que envolve a parte judicial.

Para auxiliar os casais que não podem pagar pelo serviço foi desenvolvido o projeto Casamento Gratuito, onde o sistema judiciário facilita a união jurídica, permitindo que ocorra o casamento sem custos.

Como casar sem precisar pagar?

Para oficializar a união sem precisar pagar é preciso conhecer seus direitos. De acordo ao Código Civil, no artigo 1.512, o casamento é civil e gratuita a sua celebração. Em seu parágrafo único ressalta que a habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.

casamento-gratuito-incricoesPartindo desse princípio todos os casais que não possui condições financeiras para retirar a sua certidão de casamento, pode fazer isso gratuitamente.

Como conseguir um casamento gratuito – Passo a Passo

O direito ao casamento gratuito pode ser adquirido. Para isso, siga o passo a passo descrito abaixo.

Passo 1 – Fazer uma declaração de hipossuficiência financeira. É necessário que o casal declare que não tem condições de pagar pelo processo.  Essa declaração pode ser feita pelos próprios noivos.  Basta redigi-la, imprimir e assinar.

Para te ajudar a redigir sua declaração, separamos dois artigos onde você pode baixar modelos prontos de declaração de hipossuficiência financeira. São eles:

Modelo de declaração de hipossuficiência

Modelo declaração de pobreza

Passo 2 – Com a declaração em mãos, dirija-se ao cartório e solicite formulário de isenção de taxa para casamento civil. Preencha rodos os dados corretamente.

Passo 3 – Após tudo preenchido, apresente os documentos pessoais de ambos noivos  e dê entrada no processo. Será fornecido um número de protocolo e informado uma data para que você retorne ao cartório.

Passo 4 – No dia informado, volte ao cartório para saber se o pedido foi deferido (aceito). Caso a resposta seja positiva, será informado as datas disponíveis para celebração do casamento.

Observação importante: Algumas cidades já disponibilizam esse serviço por  meio eletrônico. Acesso o site do Tribunal de justiça do seu estado e verifique.

Casamento comunitário gratuito

Outra maneira de conseguir realizar um casamento de graça é participar de um casamento comunitário gratuito. Nessas celebrações são realizadas cerimônias coletivas para casais de baixa renda.

Para participar, o noivos devem se inscrever. Para as inscrições são exigidas cópias da carteira de identidade; o CPF; comprovante de residência de ambos os noivos, além da cópia da carteira de identidade e do CPF de duas testemunhas maiores de idade.

Para saber quando e onde serão realizados os casamentos comunitários coletivos, você pode ir aos cartórios de sua cidade, prefeitura ou ficar e olho nos noticiários, esses eventos são sempre divulgados.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Deixe um comentário